Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Vereadores entregam moção de aplauso a integrante de Grupo de Escoteiros

O vereador Vilmar Maccari (PDT) e a vereadora Marines Boff Gerhardt (PSDB) entregaram  na sessão de quarta-feira, 28, Moção de Aplauso subscrita por todos os demais vereadores a Helena Radharani Ostapiv.  A homenagem  é o reconhecimento do Legislativo a condecoração de “ Escoteiro da Pátria”.

O distintivo “Escoteiro da Pátria” é considerado a mais alta distinção que um jovem pode conquistar no escotismo brasileiro. Instituído em 1921 pela extinta Associação dos Escoteiros Católicos, em outubro daquele mesmo ano já houve a primeira entrega. Posteriormente, a concessão passou a ser feita pela União dos Escoteiros do Brasil, entidade que uniu todas as associações escoteiras que existiam no Brasil, a partir de 1924.

Após a criação do ramo Sênior (jovens de 15 a 17 anos), o título era concedido tanto para escoteiros, com o fundo verde, como para sêniores, com o fundo marrom. Em 1954, passou a ser concedido exclusivamente para o ramo Sênior, em fundo verde. A comenda de Helena é a primeira de uma menina de Pato Branco e a primeira de uma guia do Grupo Escoteiros Coroados.

Ela ingressou no Grupo Escoteiros Coroados em 2009, passou por todos os ramos (lobinho, escoteiros e sênior) e que agora é pioneira, recebeu no dia 05 de agosto de 2017, na sede do grupo no Parque de Exposições de Pata Branco, a condecoração “Escoteiro da Pátria”, a maior honraria concedida a jovens escoteiros brasileiros.