Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Vereadores visitam estação de captação de água  da Sanepar

O presidente do Legislativo, vereador Joecir Bernardi (SD), acompanhado dos vereadores Moacir Dalchiavan (PP), Rodrigo José Correia (PSD) e Carlinho Polazzo (PROS),  esteve na manhã de terça-feira (27) na estação de captação de água da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), localizada no Rio Pato Branco.

A visita se deve as inúmeras reclamações da comunidade, ele  questiona a qualidade da água que chega a seu domicílio, ou seja, com mau cheiro e gosto ruim.   Joecir disse que é missão do Poder Legislativo defender à sociedade pato-branquense, o que levou o grupo de vereadores verificar in loco ( no local) o problema relatado pelos moradores.

O grupo foi informado que a Sanepar havia detectado tecnicamente  a  causa do problema, que havia restabelecido a qualidade da água consumida pela comunidade. O presidente defende a necessidade de ações preventivas por parte da área técnica da companhia para evitar acidentes desse tipo.

Joecir lembrou que em breve a Sanepar fará novos investimentos para garantir o abastecimento da cidade no futuro. Por exemplo, a ampliação das estações de captação e  de tratamento que, a seu ver, vai assegurar o abastecimento pelos próximos 20 ou 30 anos.

 A Sanepar emitiu nota que relata que as alterações na coloração e no gosto da água, registradas em Pato Branco, na semana passada, estão sendo investigadas pela Sanepar e pelas entidades ambientais da cidade.

As análises físico-químicas e bacteriológicas que são realizadas diariamente pela Sanepar na estação de tratamento de água de Pato Branco confirmam que não houve alteração na potabilidade e da qualidade da água distribuída à população. Nas primeiras avaliações realizadas nas proximidades da captação não foram detectadas anormalidades nas margens e nem na água do Rio Pato Branco. O monitoramento e controle foram intensificados e serão mantidos até que a situação do manancial de abastecimento volte à normalidade.